Alternativo de Petrópolis

Switch to desktop

Inaugurada em 16_09_2006, a Biblioteca Comunitária de Petrópolis homenageia Maria do Perpétuo Socorro Chaves da Silva (Em memória) moradora do bairro de Petrópolis, graduada em Agronomia e pós-graduada com Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela UFAM. Ficou conhecida pelos trabalhos desenvolvidos como agente pastoral, pesquisadora nos temas socioambientais e professora voluntária no pré-vestibular Alternativo de Petrópolis.

A missão da Biblioteca é facilitar e possibilitar aos comunitários o acesso à informação em seus vários suportes, disseminando a leitura e o livro, visando formar e sensibilizar leitores.
Os materiais bibliográficos e informacionais estão distribuídos em 4.500 itens, aproximadamente, sendo atlas, dicionários em vários idiomas, enciclopédias, literatura regional, nacional e internacional para adulto, jovens e crianças, materiais audiovisuais, folclore, filosofia etc.

A organização da Biblioteca contou com o apoio financeiro da Brazilfoundation, Fundação Inter-Americana, doação de livros do Ministério da Cultura (venceu premio Nacional Machado de Assis em 2008), doação de livros do INPA, da UEA, FUCAPI, Fundação Bradesco, Livraria Lira, Escola Tiradentes e outros, bem como com o apoio técnico de professores e alunos do curso de Biblioteconomia da UFAM, os quais catalogaram quase um décimo do acervo da Biblioteca por meio de projetos de extensão e voluntariado.

Campanhas para Captação de Livros,  Campanha de incentivo a leitura (Com a Hora do Conto para crianças, obras que influenciaram minha vida para jovens e adultos, palestras nas escolas relacionadas à leitura, cerca de 4 Concursos de Redação, 3 Míni Olimpíadas de Matemática), teatro infantil Arte e Vida e empréstimos de livros ajudaram a atender cerca de 2000 moradores de Petrópolis e adjacências.

Atualmente, a Biblioteca está necessitando de apoio voluntário para dar continuidade ao processo de catalogação dos livros e atividades de incentivo a leitura. Se tiveres interesse envie um email para altpet@pop.com.br que nós vos contactaremos.

Tenha acesso a alguns documentos da Biblioteca
: Projeto de ludicidade    Plano de Trabalho da Bibliotecária no Mes de Maio de 2012   Relatório Resumido de atividades da Biblioteca em Junho de 2012

Instituto Tecnológico Alternativo de Petrópolis - Manaus - Brasil - 2012- Todos os direitos reservados.

Top Desktop version